MANIFESTAÇÕES DE OUVIDORIA: noções sobre a Portaria nº 581, o Decreto nº 9.492 e a Lei nº 13.608

OBJETIVO GERAL:

O curso tem como objetivo desenvolver a construção de competências relacionadas ao recebimento e tratamento de manifestações de Ouvidoria nos moldes da legislação vigente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Ao final deste curso, espera-se que o participante seja capaz de:

  • Conhecer os principais aspectos da legislação das manifestações de Ouvidoria;
  • Promover o conhecimento atualizado para o tratamento de manifestações de Ouvidoria;
  • Entender as particularidades de denúncias em Ouvidoria.
EMENTA:

Portaria 581/2021; Decreto nº 9.492/2018; Recebimento, análise e resposta de manifestações de Ouvidoria.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Módulo 01: Dispositivos legais: Portaria 581/2022 e Decreto 9.492/2018
    • Noções Gerais
    • Participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos
    • Diretrizes e objetivos
    • Plataforma Fala.BR
  • Módulo 02: Manifestações de Ouvidoria
    • Tipos de manifestações de Ouvidoria
    • Denúncia
    • Proteção ao denunciante
  • Módulo 03: Tratamento de manifestações de ouvidoria
    • Canais de recebimento
    • Análise preliminar
    • Tratamento
    • Resposta Conclusiva
CÓDIGO(S) DA(S) NECESSIDADE(S) DE DESENVOLVIMENTO ATENDIDA(S):

20240660, 20240921
Consulte o Extrato do PDP 2024 para maiores informações sobre essa(s) necessidade(s) de desenvolvimento.

INSTRUTOR(A)/CONTEUDISTA:

Janete do Carmo Narciso

CARGA HORÁRIA:

20 horas

MODALIDADE:

Assíncrono sem tutoria

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

de 22/03/2024 a 30/06/2024

DISPONIBILIDADE:

30 dias após a inscrição